Estudos Biblicos

Mensagem Texto: II Reis 5:13

 

Introdução:

 

Naamã, homem cheio de divisas, de estrelas em sua armadura... homem respeitado, costumava comandar mas não reconhecia a voz de Deus,  Era um homem acostumado a derrubar grandes batalhas mas não conseguia vencer a guerra interior a qual convivia secretamente que era a lepra. Era valoroso para muitos mas desconhecia o poder que há em Deus, mas uma simples menina identificou as cascas das feridas  da lepra nas roupas de Naamã, indicando a cura para seu problema...e se finalmente ele não tivesse "ouvido"  nada lhe teria acontecido.

 

Proposição: O Rio da Humilhação.

 

Esta história, a que Jesus se refere em Lucas 4.27  E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio; como muitas outras no AT e no NT, mostra que o cuidado de Deus não se limita a Israel. A Síria freqüentemente estava em guerra com Israel, e Naamã era comandante do exército inimigo.

Uma jovem escrava israelita, capturada num ataque à fronteira, falou a sua patroa síria sobre o poder de Elizeu. Uma visita foi preparada através dos canais diplomáticos.

2 Reis 5.5 Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.

Uma carta diplomática estava sendo enviada por Bem-Hadade rei da Síria a Jorão rei de Israel,

Uma negociação para a cura de Naamã, bem-Hadade envia dez talentos de prata, cerca de trinta mil siclos ou 342 quilos de prata. Seis mil siclos de ouro, aproximadamente 68,4 quilos de ouro, um presente considerável não! Aprendemos neste texto que as bênçãos de Deus não se compram, Deus não tem balcão de negócios, Deus não estava interessado na sua prata ou no seu ouro. O Senhor, aleluia, queria sua humilhação como:

1) Abraão: “Sou pó e cinza” Gn.18.27.

2) Jó: “Eu me abomino” Jó.42.6.

3) Asafe: “Sou um ignorante e com um irracional” Sl.73.22.

4) Isaías: “Sou impuro” Is.6.5.

5) Pedro: “Sou um pecador” Lc.5.8.

6) Paulo: “Sou o principal dos pecadores” 1Tm.1.15.

7) João: “Caí a teus pés como morto” Ap.1.17.

Uma visita foi preparada através dos canais diplomáticos, as instruções do profeta não foram nada do que Naamã esperava, Elizeu mandou Naamã lavar-se nas águas turvas do Rio Jordão como uma simples demonstração de humildade e obediência. Porem as divisas e as estrelas galgadas pelo general sírio o impelia a olhar para o rio abana que corre pelo centro de Damasco, pelo Farfar o atual Awaj que corre para o sul, ambos são correntes de águas límpidas em contraste com as água lamacentas do Jordão. Mas é persuadido pelos seus servos a entrar e lavar-se no Jordão o Rio da Humilhação, e ele foi curado, profundamente impressionado com a cura e por Elizeu recusar o pagamento, o chefe do exército da Síria tornou-se seguidor do Deus de Israel.

 

CONCLUSÃO:

 

É surpreendente que Naamã, embora sendo estrangeiro, foi milagrosamente liberto da lepra e convertido ao Deus verdadeiro, enquanto que muitos leprosos, em Israel, permaneceram na sua impureza. O próprio Cristo referiu-se a Naamã em Lc.4.27 a fim de ressaltar que quando o povo de Deus desobedece à sua palavra, Ele tira deles o seu reino e suscita outros para experimentarem a sua salvação, justiça e seu poder. Mt.8.10-13.   

 

Autor: Pastor Donizete do Carmo Parise

 

Mensagem Texto:  Lucas 8.43

 

Introdução:

 

“E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos e gastara com os médicos todo o seu bens e por ninguém pudera ser curada, chegando-se por detrás, tocou-lhe a borla de sua veste, e imediatamente cessou a sua hemorragia” (Lc 8.43,44). Esta mulher nos dá uma grande lição de perseverança e fé, pois como diz a Palavra do Senhor em Lv 15.25: “Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza; imunda será”. Pela Lei Mosaica, durante todo este tempo ela deveria estar excluída de sua  sociedade, era considerada imunda

 

Proposição: Enfrentando a Multidão.

 

Mas mesmo sendo descriminada e excluída ela colocou toda a sua fé em Jesus Cristo e enfrentou a multidão. Muitas pessoas sentem-se sem valor, talvez por palavras que ouvem ou por suas limitações sociais de uma sociedade que sempre pregou uma diferença muito grande. Porém Jesus veio resgatar isso, em seu Ministério terreno dando grande valor as pessoas. Sem contar que a todo o tempo Ele dá prova de seu amor a todos nós.“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.(Rm5.8)”. Algumas vezes são provações que nos levam a Jesus Cristo, assim não devemos nos deixar derrotar pelos combates espirituais, que são as enfermidades os problemas e lutas que insurgem em nosso dia a dia, mas fazer como esta mulher do fluxo de sangue que venceu todas as dificuldades, perseverando e crendo que ela era capaz de enfrentar as multidões e tocar em Jesus e ter uma experiência maravilhosa com Ele.“Amados, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança (Tg 1.2,3)”. A Bíblia fala que a multidão apertava Jesus, mas mesmo assim ela continuou enfrentando a multidão, fraca, oprimida, ela tinha por objetivo tocar em Jesus. Eu não sei qual é a multidão que te oprime, podem ser a sua família, os seus problemas, sua depressão ou auto-estima, mas como aquela mulher, que se não tocasse em Jesus poderia morrer e já tinha gastado todos os seus recursos tentando outras alternativas, você também tem que vencer esta multidão.“Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. (Lc 8.45)”.E o melhor de tudo, mesmo com todas estas coisas e discriminações, Jesus sentiu quando foi tocado por esta mulher, discriminada, separada, excluída da sociedade pois era tida como imunda, e ainda falou que Dele saiu virtude quando isso ocorreu. Pedro, seu discípulo ainda falou como ele poderia saber, se tinham varias pessoas apertando-O, quer dizer, mesmo que alguém importante ou significativo para você, esteja dizendo que não há mais jeito para o seu problema, que não tem mais esperança para sua cusa, quero te dizer que Jesus te vê e sente quanto você o toca: não desista não deixe de acreditar jamais! “Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu virtude. (Lc 8.46)”.Você é especial para Deus e ele sente quando o toca, você não é simplesmente mais uma. Você é a que lhe toca com o coração sincero, com fé e esperança e talvez Ele seja a sua última esperança. O mais lindo dessa passagem é a misericórdia que Deus expressa a todo o tempo por nós. Pois a mulher ficou com medo em se revelar, em meio a uma multidão que nega a Jesus, afinal poderia ser apedrejada até a morte, por ter tocado em um homem santo, enquanto todos diziam que ela estava imunda. Mas esta mulher tocada pelo Espírito Santo de Deus, vendo que não poderia se esconder, sentindo a maravilhosa libertação que aconteceu em sua vida revelou-se. “Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante Dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada, libertada de sua hemorragia (Lc 8.47)”. E Jesus, lhe responde com toda a compaixão e misericórdia, ignorando toda a discriminação, toda a humilhação, toda a falta de esperança que possa ter norteado a vida desta mulher durante estes doze anos: “Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz. (Lc 8.48)”. Eu não sei qual é o seu tipo de “hemorragia”, quantos anos ela tem perturbado a sua vida, talvez você anseie muito em ouvir estas palavras: “Vai em paz a sua fé te salvou”, por isso quero te dizer que o único que pode te dizer é Jesus. E saiba que você é muito especial para Deus, não importa o numero de pessoas que estão te impedindo de chegar até Ele. Ele é o único que tem poder para te libertar e curar de todos os seus problemas, principalmente se tiver acabado todos os recursos humanos para tal, basta toca-lo com fé e sinceridade.

 

Conclusão:

 

Pois se você não sabe, o Poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, principalmente quando se esgotam os recursos humanos, assim a Gloria de Deus é mais bem vista e percebida, porque você tem a certeza de que foi Ele que o fez. “E ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo (II Co 12.9)”. Toque em Jesus sinta o poder, gloria e majestade de Deus e sinta renovação nos braços do Pai. Em Cristo.

 

Autor: Pastor Donizete do Carmo Parise