IGREJA EVANGÉLICA PENTECOSTAL "JESUS É REI"

Esboços de Sermôes

Esboços de Sermôes

 

Tema Específico:  O valor da vida humana.

AOS OLHOS DE DEUS, A VIDA HUMANA É O MAIOR VALOR SOBRE A FACE DA TERRA.


Para Jesus, o valor da vida humana é superior a todos os demais VALORES:

 

I) A VIDA HUMANA ESTÁ ACIMA DOS RITUAIS E DO TEMPLO - vs. 3-6
Em Lucas 10.30-37 Jesus critica os sacerdotes e os levitas, ao contar a história do samaritano, único a parar para atender uma vítima de assaltantes que estava morrendo à beira de uma estrada.

II) A VIDA HUMANA ESTÁ ACIMA DO NOSSO DESCANSO - vs. 5, 8, 9-12
Jesus visitava, pregava, libertava e curava no sábado - dia de descanso dos judeus - para, dentre outras coisas, deixar-nos esta preciosa lição: A vida humana está acima do nosso conforto ou descanso.

 

III) A VIDA HUMANA ESTÁ ACIMA DA CRIAÇÃO INFERIOR - vs. 11-12
Chamamos de Criação Inferior a todas as formas de vida que co-existem neste mundo, exceto o homem. O homem é a Coroa da Criação. A Criação Superior de Deus.

Infelizmente, muita gente dá mais dá mais valor a um cachorro que a uma criança. Dá carinho, ração, tosa, passeio e até conversa com seu bichinho de estimação, mas, ao mesmo tempo, vira as costas a um menino de rua, e, às vezes, ao próprio filho ou cônjuge.

 

CONCLUSÃO
Para Jesus, uma vida humana vale mais que os rituais religiosos ou o próprio Templo, o descanso e a Criação Inferior, pois, para Ele, A VIDA HUMANA É O MAIOR VALOR SOBRE A FACE DA TERRA.

 

 

TEMA: NÃO INVERTA OS VALORES

 

 

 

Romanos 7:16-25 

 

Muitas vezes ficamos tristes e frustrados quando as coisas não acontecem exatamente como gostaríamos ou planejamos. Em alguns, este sentimento é tão forte, que a pessoa perde totalmente o controle.

 

 

 

-POR QUE PERDEMOS O CONTROLE?

 

a)    Somos FRACOS por natureza.

 

b)    Não damos o devido lugar ao ESPÍRITO SANTO.

 

c)     Acreditamos que podemos VENCER por nós mesmos.

 

Não inverta os verdadeiros valores em sua vida:

 

 

 

1)    AVALIE A SUA CONDUTA DIANTE DE DEUS.

 

(Vs. 15-18) “Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.”

 

Muitas vezes não estamos fazendo COISAS erradas, porém, estamos  fazendo de MODO errado e, estamos no TEMPO errado.

 

 

 

2)    CONSERVE OS  AUTÊNTICOS VALORES ESPIRITUAIS.

 

(Vs. 19-23) Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.  Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus.  Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova.”

 

Nunca se ESQUEÇA que existe uma BATALHA espiritual.

 

 

 

3)    ADOTE UM NOVO  ESTILO DE VIDA.

 

(Vs. 24,25a; 8:1) “Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte? (Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?) Mas, graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Agora, pois, agora,  já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.”

 

A solução: CAPACITAR-SE na FORÇA que vem de DEUS.

 

 

 

CONCLUSÃO: Caminhe sempre perto de Jesus:             

 

(Romanos 8:10) “Mas, agora, Cristo vive em vocês, então, embora o corpo de vocês vá morrer por causa do pecado, o Espírito de Deus é vida para vocês, porque vocês foram aceitos por Deus.”