Homens de Fé

Spurgeon

Houve época em que o simples fato de optar pela religiao evangélica equivalia a colocar a cabeça a prêmio. No século 15, Carlos V, o imperador espanhol, queimou milhares de evangélicos em praça pública. Seu filho, Filipe II, vangloriava-se de ter eliminado dos países baixos da Europa cerca de 18 mil "hereges protestantes". Para fugir da perseguiçao implacável, outros milhares de cristaos foram para a Inglaterra. Dentre eles, estava a família de Charles Haddon Spurgeon (1834-1892), o homem que se tornaria um dos maiores pregadores de todo o Reino Unido. Charles obteve tao bom resultado em seu ministério evangelístico que, além de influenciar geraçoes de pastores e missionários com seus sermoes e livros, até hoje é chamado de Príncipe dos pregadores.

O maior dos pecadores - Spurgeon era filho e neto de pastores que haviam fugido da perseguiçao. No entanto, somente aos 15 anos, ocorreu seu verdadeiro encontro com Jesus. Segundo os livros que contam a história de sua vida, Spurgeon orou, durante seis meses, para que, "se houvesse um Deus", Este pudesse falar-lhe ao coraçao, uma vez que se sentia o maior dos pecadores. Spurgeon visitou diversas igrejas sem, contudo, tomar uma decisao por Cristo.

Certa noite, porém, uma tempestade de neve impediu que o pastor de uma igreja local pudesse assumir o púlpito. Um dos membros da congregaçao - um humilde sapateiro - tomou a palavra e pregou de maneira bem simples uma mensagem com base em Isaías 45.22a: Olhai para mim e sereis salvos, vós todos os termos da terra. Desprovido de qualquer experiência, o pregador repetiu o versículo várias vezes antes de direcionar o apelo final. Spurgeon nao conteve as lágrimas, tamanho o impacto causado pela Palavra de Deus.

Início de uma nova caminhada - Após a conversao, Spurgeon começou a distribuir folhetos nas ruas e a ensinar a Bíblia na escola dominical para crianças em Newmarkete Cambridge. Embora fosse jovem, Spurgeon tinha rara habilidade no manejo da Palavra e demonstrava possuir algumas características fundamentais para um pregador do Evangelho. Suas pregaçoes eram tao eletrizantes e intensas que, dois anos depois de seu primeiro sermao, Spurgeon, entao aos 20 anos, foi convidado a assumir o púlpito da Igreja Batista de Park Street Chapel, em Londres, antes pastoreada pelo teólogo John Gill. O desafio, entretanto, era imenso. Afinal, que chance de sucesso teria um menino criado no campo (Anteriormente, Spurgeon pastoreava uma pequena igreja em Waterbeach, distante da capital inglesa), diante do púlpito de uma igreja enorme que agonizava?

Localizada em uma área metropolitana, Park Street Chapel havia sido uma das maiores igrejas da Inglaterra. No entanto, naquele momento, o edifício, com 1.200 lugares, contava com uma platéia de pouco mais de cem pessoas. A última metade do século 19 foi um período muito difícil para as igrejas inglesas. Londres fora industrializada rapidamente, e as pessoas trabalhavam durante muitas horas. Nao havia tempo para as pessoas se dedicarem ao Senhor. No entanto, Spurgeon aceitou sem temor aquele desafio.

Tamanha audiência - O sermao inaugural de Spurgeon, naquela enorme igreja, ocorreu em 18 de dezembro de 1853. Havia ali um grupo de fiéis que nunca cessou de rogar a Deus por um glorioso avivamento. No início, eu pregava somente a um punhado de ouvintes. Contudo, nao me esqueço da insistência das suas oraçoes. As vezes, parecia que eles rogavam até verem a presença de Jesus ali para abençoá-los. Assim desceu a bênçao, a casa começou a se encher de ouvintes e foram salvas dezenas de almas, lembrou Spurgeon alguns anos depois.

Nos anos que se seguiram, o templo, antes vazio, nao suportava a audiência, que chegou a dez mil pessoas, somada a assistência de todos os cultos da semana. O número de pessoas era tao grande que as ruas próximas à igreja se tomaram intransitáveis. Logo, as instalaçoes do templo ficaram inadequadas, e, por isso, foi construído o grande Tabernáculo Metropolitano, com capacidade para 12 mil ouvintes. Mesmo assim, de três em três meses, Spurgeon pedia às pessoas, que tivessem assistido aos cultos naquele período, que se ausentassem a fim de que outros pudessem estar no templo para conhecer a Palavra.

Muitas congregaçoes, um seminário e um orfanato foram estabelecidos. Com o passar do tempo, Charles Spurgeon se tornou uma celebridade mundial. Recebia convites para pregar em outras cidades da Inglaterra, bem como em outros países como França, Escócia, Irlanda, País de Gales e Holanda. Spurgeon levava as Boas Novas nao só para as reunioes ao ar livre, mas também aos maiores edifícios de 8 a 12 vezes por semana.

Segundo uma de suas biografias, o maior auditório em que pregou continha, exatamente, 23.654 pessoas: este imenso público lotou o Crystal Palace, de Londres, no dia 7 de outubro de 1857, para ouvi-lo pregar por mais de duas horas.

Sucesso - Mais de cem anos depois de sua morte, muitos teólogos ainda tentam descobrir como Spurgeon obtinha tamanho sucesso. Uns o atribuem às suas ilustraçoes notáveis, a habilidade que possuía para surpreender a platéia e à forma com que encarava o sofrimento das pessoas. Entretanto, para o famoso teólogo americano Ernest W. Toucinho, autor de uma biografia sobre Spurgeon, os fatores que atraíam as multidoes eram estritamente espirituais: O poder do Espírito Santo, a pregaçao da doutrina sa, uma experiência de religioso de primeira-mao, paixao pelas almas, devoçao para a Bíblia e oraçao a Cristo, muita oraçao. Além disso, vale lembrar que todas as biografias, mesmo as mais conservadoras, narram as curas milagrosas feitas por Jesus nos cultos dirigidos pelo pregador inglês.

As pessoas que ouviam Spurgeon, naquela época, faziam consideraçoes sobre ele que deixariam qualquer evangélico orgulhoso. O jornal The Times publicou, certa ocasiao, a respeito do pastor inglês: Ele pôs velha verdade em vestido novo. Já o Daily Telegraph declarou que os segredos de Spurgeon eram o zelo, a seriedade e a coragem. Para o Daily Chronicle, Charles Spurgeon era indiferente à popularidade; um gênio, por comandar com maestria, uma audiência. O Pictorial World registrou o amor de Spurgeon pelas pessoas.

Importância - O amor de Spurgeon tinha raízes. Casou-se em 20 de setembro de 1856 com Susannah Thompson e teve dois filhos, os gêmeos nao-idênticos Thomas e Charles. Fazíamos cultos domésticos sempre; quer hospedados em um rancho nas serras, quer em um suntuoso quarto de hotel na cidade. E a bendita presença do Espírito Santo, que muitos crentes dizem ser impossível alcançar, era para nós a atmosfera natural. Vivíamos e respirávamos nEle, relatou, certa vez, Susannah.

A importância de Charles Haddon Spurgeon como pregador só encontra parâmetros em seus trabalhos impressos. Spurgeon escreveu 135 livros durante 27 anos (1865-1892) e editou uma revista mensal denominada A Espada e a Espátula. Seus vários comentários bíblicos ainda sao muito lidos, dentre eles: O Tesouro de Davi (sobre o livro de Salmos), Manha e Noite (devocional) e Mateus - O Evangelho do Reino. Até o último dia de pastorado, Spurgeon batizou 14.692 pessoas. Na ocasiao em que ele morreu - 11 de fevereiro de 1892 -, seis mil pessoas leram diante de seu caixao o texto de Isaías 45.22a: Olhai para mim e sereis salvos, vós todos os termos da terra.

 

 

 

George Whitefield

"Pregava para as multidões ao ar livre, porque as igrejas na Inglaterra do século 18 não o recebiam"

A partir de 1737, com apenas 23 anos, George Whitefield (1714-1770) assustou a Inglaterra com uma série de sermões que transformaram a sociedade britânica. Atacado pelo clero, pela imprensa e até por uma multidão de insatisfeitos, Whitefield se tomou o pregador mais popular naquela época. Entretanto, antes disso, ele passou por situações muito semelhantes as que experimentam alguns missionários nos dias atuais. Repetidas vezes, ele teve de pregar fora dos portões do templo pelo simples fato de sua pregação apaixonada ser muito distante da usual formalidade dos pastores daquele tempo. Ele chegou a ser agredido em algumas ocasiões. Na cidade de Basingstoke, por exemplo, foi espancado a pauladas. Em Moorfield, destruíram a mesa que lhe servia de púlpito. Em Exeter, durante uma pregação para dez mil pessoas, Whitefield foi apedrejado.

Nada, porém, podia conter aquela mensagem. A influência de Whitefield cresceu de tal forma que ele era capaz de manter atentas 20 mil pessoas, encantadas com seus sermões, por mais de duas horas. Durante 34 anos, a voz de George Whitefield ressoou na Inglaterra e América do Norte. Whitefield era um calvinista firme, de origem metodista. Era um evangelista agressivo que cruzou o Oceano Atlântico 13 vezes a fim de proclamar a salvação também na América. Ele se tornou o pregador favorito dos mineiros de carvão e dos valentões de Londres porque ia até eles em vez de esperá-los dentro das igrejas.
Histórico familiar - Whitefield, um pregador fascinante, contrariou todas as teorias "deterministas". Nasceu em uma taberna em que eram servidas bebidas alcoólicas e morreu pregando a Palavra de Deus como um dos mais sérios servos de Deus de toda a História. Seu pai faleceu quando ele ainda era um bebê. Sua mãe se casou novamente, mas a nova união não melhorou as coisas para o pequeno George, que continuava a limpar os quartos, lavar roupas e servir bebidas aos hóspedes da pensão de sua mãe.

No entanto, apesar de sua família não ser convertida ao Evangelho, Whitefield gostava de ler a Bíblia. Alguns historiadores afirmam que ele foi orientado a manter contato com a Escritura Sagrada por alguns clientes que passavam pela estalagem. Outros, no entanto, preferem atribuir o interesse de George pela Palavra a um milagre de Deus. O fato é que, desde cedo, ele demonstrou talento para a oratória. Alguns anos mais tarde, quando estudava no Pembroke College, em Oxford, Whitefield reunia com freqüência pequenos grupos de colegas em seus aposentos com o propósito de orar e estudar a Bíblia. Conta-se que não eram raras as ocasiões em que os presentes recebiam o batismo com o Espírito Santo.

Os biógrafos asseveram que ele dividia seu tempo livre de tal forma a ficar, aproximadamente, oito horas por dia em devoção a Deus. Na época, ainda jovem, trabalhava como garçom em bares noturnos como meio de sobrevivência. Naquele exato período de sua vida, o futuro pregador conheceu John Wesley e foi, então, que começaram a jejuar e a estudar a Bíblia. Whitefiel compilou alguns dos conceitos mais famosos de Wesley, dentre eles: A verdadeira religião é a união da alma com Deus e a formação de Cristo em nós.

Ainda muito cedo, Whitefield teve de voltar para a casa de sua mãe para poder recuperar-se de um problema respiratório que o assolou em todo o seu ministério.

Para não perder o objetivo da obra de Deus, entretanto, George Whitefield montou uma pequena classe de estudos Bíblicos e começou a visitar os pobres e doentes da região. Os membros de sua igreja não ficaram indiferentes aquele talento e, embora fosse norma não consagrar ao pastorado alguém com menos de 23 anos, Whitefield tornou-se ministro do Evangelho aos 21 anos, por insistência daquela igreja. Mesmo antes de cumprir sua determinação pessoal, de escrever cem sermões para, mais tarde, apresentá-los à igreja e pleitear sua ordenação, Whitefied aceitou o desafio.

Suas primeiras pregações como ministro do Evangelho foram tão intensas, que algumas pessoas se assustaram. Os anciões da igreja, no entanto, deram-lhe apoio e ele entendeu, naquele gesto, uma lição que escrevera para a posteridade:

Desejo, todas as vezes que subir ao púlpito, considerar essa oportunidade como a última que me é dada de pregar; e a última dada ao povo para ouvir a Palavra de Deus. Curiosamente ele, raramente, pregava sem chorar: Vós me censurais por que choro. Mas como posso conter-me, quando não chorais por vós mesmos, apesar das vossas almas mortais estarem à beira da destruição? Não sabeis se estais ouvindo o último sermão, ou não, ou se jamais tereis outra oportunidade de chegar a Cristo, admoestava.

Essa paixão irresistível pela pregação da Palavra é a melhor explicação para alguns fenômenos, ou melhor, milagres espirituais que acompanhariam a carreira ministerial de Whitefield. Em 1750, por exemplo, ele conseguiu reunir dez mil pessoas, diariamente, nas ruas de Londres durante 28 dias, em um evento que, hoje, chamaríamos de cruzadas evangelísticas. Entretanto, a diferença é que ele pregava em uma época em que não havia microfones ou quaisquer outros recursos tecnológicos para ampliar o volume de sua voz. Jornais daquela época registraram que Whitefield podia ser ouvido por mais de 1 km, apesar de seu corpo franzino e de sua voz fraca, por causa dos problemas de saúde. Isso era um milagre de Deus com certeza.

Em outra ocasião, pregando a alguns marinheiros, Whitefield descreveu um navio no olho de um floração. O sermão foi apresentado de maneira tão real, que, no momento em que o pregador descrevia o barco afundando, foi interrompido pelo grito dos marinheiros apavorados com o que consideraram a própria visão do inferno.

Whitefleld, ao contrário do que muitos imaginavam, era um evangelista-missionário. Jamais quis abrir igrejas para levar seus milhares de convertidos. Pelo contrário: ele os orientava a procurarem igrejas locais. Isso porque, dizem seus biógrafos, sua missão evangelística tomava-o de tal forma que não havia nele qualquer interesse na abertura de templos ou em ter conforto. Nas 13 vezes em que realizou cruzadas evangelísticas nos Estados Unidos, Whitefield viajou, a princípio, para colaborar com o orfanato que abrira no estado da Geórgia. Ele adorava pregar para os órfãos e, para muitos deles, Whitefield era a única referência paterna.

Aos 65 anos de idade, já muito doente, Whitefleld ministrou durante duas horas para uma multidão que o esperava em Exeter, Inglaterra. Na mesma noite, partiu para a cidade de Newburysport, a fim de hospedar-se na casa do pastor local. Durante a madrugada, falou ainda com alguns colegas por cerca de 30 minutos e subiu as escadas para o seu dormitório. Lá, morreu, pregando a Palavra de salvação até o último minuto de vida ao seu companheiro de quarto.

 

John Huss (Jan Hus) was born in Bohemia (now part of the Czech Republic) in about 1371. John Huss (Jan Hus) nasceu na Boêmia (hoje parte da República Checa) em cerca de 1371. He received a master's degree from Charles University in Prague in 1396, became a professor of theology in 1398, was ordained to the priesthood in 1400, was made rector of the University in 1402, and in 1404 received a bachelor's degree in theology (presumably a more advanced degree than the term suggests today). Ele recebeu um diploma de mestrado da Universidade Charles de Praga, em 1396, tornou-se professor de Teologia em 1398, foi ordenado sacerdote em 1400, foi feita reitor da Universidade em 1402, e em 1404 recebeu o grau de bacharel em teologia (presumivelmente um grau mais avançado do que o termo sugere hoje).

In his day, there was a crisis of authority in the Western Church. Em seu dia, houve uma crise de autoridade na Igreja Ocidental. In 1305, under pressure from the King of France, the seat of the Popes was move from Rome to Avignon in France, where it remained for 70 years. Em 1305, sob pressão do Rei da França, a sede dos Papas foi jogada de Roma para Avignon, na França, onde permaneceu por 70 anos. (This period is called the Babylonian Captivity of the Papacy, suggesting the 70 years that Jerusalem lay desolate after when the Jews were deported to Babylon.) In 1376, the then pope returned to Rome. (Este período é chamado de cativeiro babilônico do papado, sugerindo a 70 anos em que Jerusalém estava desolada depois, quando os judeus foram deportados para a Babilônia.) Em 1376, o papa retornou a Roma. When he died soon after, the cardinals, mostly French, were disposed to elect a French Pope, but the people of Rome objected, fearing that a Frence Pope would move the Papacy back to France. Quando ele morreu logo depois, os cardeais, em sua maioria franceses, estavam dispostos a eleger um papa francês, mas o povo de Roma opôs, temendo que um Papa Frence moveria o papado de volta à França. The cardinals therefore elected an Italian Pope, and then fled elsewhere, where they elected a French Pope and said that the first election had been under duress, and was void. Os cardeais, portanto, eleito um papa italiano, e, em seguida, fugiram em outro lugar, onde elegeu um Papa francês e disse que a primeira eleição tinha sido sob pressão, e estava vazio. Thus there were two (later three) claimants for the Papal Office. Assim, havia dois (depois três) reclamantes papal para o escritório. The Council of Constance was called to settle the matter. O Conselho de Constance foi chamado para resolver a questão. One claimant recognized the Council and then abdicated. Um reclamante reconheceu o Conselho e, em seguida, abdicou. The Council responded by proclaiming that he had been the true Pope. O Conselho respondeu, anunciando que ele tinha sido o verdadeiro Papa. It then deposed the other two, and elected a new Pope, thus healing the schism. Em seguida, depôs os outros dois, e eleito um novo papa, assim, resolver o cisma.

Meanwhile, Huss had begun to denounce various church abuses in his sermons. Enquanto isso, Huss começou a denunciar os abusos da igreja várias vezes em seus sermões. His disputes with authority did not concern basic theological issues, but rather matters of church discipline and practice. Suas disputas com autoridade não diz respeito a questões básicas teológica, mas sim questões de disciplina e prática. The custom had arisen, at celebrations of the Lord's Supper, of distributing the consecrated bread to all Christians in good standing who desired to receive it, but restricting the chalice to the celebrant alone. O costume tinha surgido, nas celebrações da Ceia do Senhor, de distribuir o pão consagrado a todos os cristãos de boa reputação que desejava recebê-lo, mas restringindo o cálice ao celebrante sozinho. Huss denounced this restriction as contrary to Holy Scripture and to the ancient tradition of the Church. Huss denunciou esta restrição contrária à Sagrada Escritura e com a antiga tradição da Igreja. He also held that Church officials ought to exercise spiritual powers only, and not be earthly governors. Ele também declarou que autoridades da Igreja deve exercer os poderes espiritual somente, e não ser governadores terrena. In 1412 his archbishop excommunicated him, not for heresy, but for insubordination. Em 1412 o arcebispo excomungou, não para a heresia, mas por insubordinação. (The real problem was that Huss supported one papal claimant and the archbishop another. Huss's candidate was ultimately declared to be the true pope.) Matters came to a head when one claimant (later declared unfit) proclaimed a sale of indulgences to raise money for a war against his rivals. (O verdadeiro problema era que Huss apoiado um requerente do papa e do arcebispo outro. Candidato Huss foi finalmente declarado ser o verdadeiro papa.) Matéria veio à tona quando um requerente (mais tarde imprópria) proclamou a venda de indulgências para levantar dinheiro para uma guerra contra seus rivais. Huss was horrified at the idea of selling spiritual benefits to finance a war between two claimants to the title "Servant of the Servants of God," and said so. Huss ficou horrorizada com a idéia de vender benefícios espirituais para financiar uma guerra entre dois pretendentes ao título de "Servo dos Servos de Deus", e disse isso.

In 1414 he was summoned to the Council of Constance , with the Emperor guaranteeing his personal safety even if found guilty. Em 1414 ele foi convocado para o Conselho de Constança , com o Imperador garantir sua segurança pessoal, mesmo se considerado culpado. He was tried, and ordered to recant certain heretical doctrines. Ele foi julgado e condenado a abjurar certas doutrinas heréticas. He replied that he had never held or taught the doctrines in question, and was willing to declare the doctrines false, but not willing to declare on oath that he had once taught them. Ele respondeu que nunca tinha realizado ou ensinado as doutrinas em questão, e estava disposto a declarar as falsas doutrinas, mas não está disposto a declarar sob juramento que ele havia ensinado. The one point on which Huss could be said to have a doctrinal difference with the Council was that he taught that the office of the pope did no exist by Divine command, but was established by the Church that things might be done in an orderly fashion (a view that he shared with Thomas More ). O único ponto em que Huss se pode dizer que tem uma diferença doutrinal com o Conselho foi que ele ensinou que o gabinete do papa não fez existir por ordem divina, mas foi criada pela Igreja, que as coisas poderiam ser feitas de forma ordenada ( uma visão que ele compartilhou com Thomas More ). The Council, having just narrowly succeeded in uniting Western Christendom under a single pope after years of chaos, was not about to have its work undone. O Conselho, tendo por pouco conseguiu unir a cristandade ocidental em um único papa depois de anos de caos, não estava prestes a ter seu trabalho desfeito. It accordingly found him guilty of heresy, and he was burned at the stake on 6 July 1415. Em consequência, considerou-o culpado de heresia, e ele foi queimado na fogueira em 6 de Julho de 1415.

After his death, his followers continued to insist on the importance of administering the Holy Communion in both kinds, and defeated several armies sent against them. Após sua morte, seus seguidores continuaram a insistir na importância de administrar a Santa Comunhão nas duas espécies, e derrotou vários exércitos enviados contra eles. In 1436 a pact was signed, by which the Church in Bohemia was authorized to administer Chalice as well as Host to all communicants. Em 1436 foi assinado um pacto, pelo qual a Igreja na Boêmia foi autorizada a administrar Cálice, assim como anfitriã a todos os comunicantes. The followers of John Huss and his fellow martyr Jerome of Prague became known as the Czech Brethren and later as the Moravians. Os seguidores de João Huss e seus companheiros mártires Jerônimo de Praga ficou conhecido como Irmãos Checos e mais tarde como os morávios. The Moravian Church survives to this day, and has had a considerable influence on the Lutheran movement. A Igreja Morávia sobrevive até hoje, e tem tido uma influência considerável sobre o movimento luterano. When Luther suddenly became famous after the publication of his 95 Theses, cartoons and graffiti began to appear implying that Luther was the spiritual heir of John Huss. Quando Lutero, de repente tornou-se famoso após a publicação das suas 95 Teses, caricaturas e grafites começaram a aparecer o que implica que Lutero era o herdeiro espiritual de João Huss. When Luther encountered the Pope's representative Johannes Eck, in a crucial debate, Eck sidestepped the questions of indulgences and of justification by faith, and instead asked Luther whether the Church had been right to condemn Huss. Quando Lutero encontrou o representante do Papa Johannes Eck, em um debate crucial, Eck evitou as questões de indulgências e da justificação pela fé, e em vez perguntaram a Lutero se a Igreja tinha razão para condenar Huss. When Luther, after thinking it over, said that Huss had been unjustly condemned, the whole question of the authority of Popes and Councils was raised. Quando Lutero, depois de refletir sobre isto, disse que Huss tinha sido injustamente condenado, toda a questão da autoridade do Papa e dos Conselhos foi criada.

References: Referências:

Matthew Spinka, John Hus and the Czech Reform, (U Chi Pr, 1941; 1966) Mateus Spinka, João Hus e Reforma Checa, (Pr Chi U, 1941, 1966)
Matthew Spinka, John Hus: a Biography, (Princeton Up, 1968) Mateus Spinka, João Hus: uma Biografia, (Princeton Up, 1968)
Matthew Spinka, John Hus At the Council of Constance , (Columbia Up, 1965). Mateus Spinka, João Hus No Concílio de Constança , (Columbia Up, 1965).

PRAYER (traditional language): ORAÇÃO (língua tradicional):

O Almighty God, who didst give to thy servant Jan Huss Boldness to confess the Name of our Savior Jesus Christ before the rulers of this world, and courage to die for this faith: Grant that we may always be ready to give a reason for the hope that is in us, and to suffer gladly for the sake of the same our Lord Jesus Christ; who liveth and reigneth with thee and the Holy Spirit, one God, for ever and ever. Ó Deus Todo-Poderoso, que tu dar o teu servo Jan Huss ousadia para confessar o nome de nosso Salvador Jesus Cristo diante dos governantes deste mundo, ea coragem de morrer por esta fé: Fazei com que possamos estar sempre prontos para dar uma razão para a esperança que há em nós, e sofrer com prazer por causa do mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo eo Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos.

 

  

 Martinho Lutero

"É preciso exortar os fiéis a entrarem no céu por meio de muitas tribulações, em vez de descansarem na segurança de uma falsa paz" 95ª tese.

Há 478 anos, no dia 31 de outubro de 1519, Martinho Lutero fixou suas famosas teses (total de 95) contra a venda de indulgências, na porta da Igreja Católica do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, contrariando os interesses teológicos e, principalmente, econômicos da Igreja Católica. O impacto foi tamanho, que se comemora nessa data o início da Reforma Protestante.

Lutero não foi, como alguns pensam, o fundador de uma nova religião, o protestantismo. A Reforma Protestante, da qual foi impulsionador, foi além do movimento da libertação nacional, que resultou na formação de igrejas nacionais entre os anos de1517 a 1563. Foi, sem dúvida, o grande precursor da liberdade religiosa atual e quem mais contribuiu para um retorno do cristianismo às Escrituras.

Para não admitir suas falhas, são diversas as acusações da Igreja Católica a Lutero, de louco a rebelde orgulhoso.

A preparação para a Reforma

No decorrer dos séculos, desde os tempos de Cristo, tem havido um desvio daquilo que Jesus ensinou. Sempre se levantaram vozes em defesa da pureza do Evangelho.

Apesar do zelo, sempre existiram aqueles que se desviavam, trazendo para dentro da Igreja práticas de outras religiões. Esses desvios, a princípio em número reduzido, foram aumentando a ponto de paganizar a Igreja, transformando-a no que conhecemos hoje por Igreja Católica.

No começo, foi apenas a inclusão da hierarquia onde o papa era o líder supremo; depois vieram o batismo para a salvação, a adoração de santos, e outros, atingindo um patamar tal, que por volta do século XIV, a Igreja Católica estava completamente envolvida no paganismo. Daí a salvação passou a ser comercializada como qualquer outro objeto.

Enquanto o cristianismo romano se paganizava, muitas pessoas às quais o nome "cristão" fora negado, lutavam para que a Igreja retornasse aos princípios do Novo Testamento. Entretanto, ela já havia se institucionalizado, e esses reformadores passaram a ser acusados de hereges. Geralmente eram expulsos de suas congregações e perseguidos, pagando, muitas vezes com a vida, pelo zelo cristão.

Até o século XIV, os protestos dessas pessoas foram abafados; porém com o advento de uma nova mentalidade, que deu origem às transformações políticas, sociais, científicas, literárias e mais, foram sendo notados. Naquele período, as grandes descobertas marítimas, a invenção da imprensa, a descoberta do maravilhoso mundo clássico da literatura e arte, até então perdidos, produziram um despertar da natureza humana, que se processou de forma intensa e geral. Esse período ficou conhecido como Renascença, movimento que produziu a energia necessária para a revolução religiosa que se daria no século XVI.

O grande nome dessa revolução religiosa foi Martinho Lutero, monge agostiniano. que, revoltado contra a venda de indulgências, levantou a bandeira da liberdade religiosa frente à corrompida Igreja Católica.

Peregrinação espiritual

Lutero nasceu em 1483, em Eisleben, Alemanha, onde seu pai, de origem camponesa, trabalhava em minas. A sua infância não foi feliz. Seus pais eram extremamente severos. Durante toda a sua vida foi prisioneiro de períodos de depressão e angústia profunda, quando aspirava pela salvação de sua alma.

Em 1505, antes de completar 22 anos, ingressou - contra a vontade de seu pai, que sonhava com a carreira de advogado para ele - no mosteiro Agostinho de Erfurt. Dos motivos que o levaram a tal passo, esse acontecimento foi decisivo: duas semanas antes, quando sobremaneira o temor da morte e do inferno o afligia, prometeu a santa Ana caso se salvasse se tornaria um monge. Portanto, a razão principal, foi o seu interesse pela própria salvação.

Ingressou no mosteiro como filho fiel da Igreja no propósito de utilizar os meios de salvação que ela lhe oferecia e dos quais o mais seguro lhe parecia o monástico. Acreditava que, sendo um sacerdote, as boas obras e a confissão seriam as respostas para suas necessidades, almejadas desde a infância. Mas não bastava.

Embora tentasse ser um monge perfeito - repentinamente castigava seu corpo, a conselho de seu superior - tinha consciência de sua pecaminosidade e cada vez, por isso, tratava de sobrepor-se a ela. Porém, quanto mais lutava contra esse sentimento, mais se apercebia de que o pecado era muito mais poderoso do que ele.

Frente a essa situação desesperadora, o seu conselheiro espiritual recomendou que lesse as obras dos místicos, mas não adiantou; então, foi proposto que se preparasse para dirigir cursos sobre as Escrituras na Universidade de Wittenberg.

A grande descoberta

É certo que, quando se viu obrigado a preparar conferências sobre a Bíblia, Lutero começou a ver nelas uma possível resposta para suas angústias.

Em 1513, começou a dar aulas sobre Salmos, os quais interpretava cristologicamente. Neles, era Cristo quem falava. E assim, viu Cristo passando pelas angústias semelhantes às que passava. Esse foi o princípio de sua grande descoberta, que aconteceu provavelmente em 1515, quando começou a dar conferências sobre a Epístola aos Romanos. Lutero confessou que encontrou resposta para as suas dificuldades, no primeiro capítulo dessa Epístola.

Essa resposta, no entanto, não veio facilmente. Não ocorreu de um dia para outro. A grande descoberta foi precedida por uma grande luta e uma amarga angústia.

O texto básico é Romanos 1.17, no qual é dito que o Evangelho é a revelação da justiça de Deus, e era precisamente essa justiça que Lutero não podia tolerar e dizia que odiava a frase "justiça de Deus". Nela, esteve meditando dia e noite para compreender a relação entre as duas partes do versículo que diz "a justiça de Deus se revela no evangelho", e conclui dizendo que "o justo viverá pela fé".

O protesto

A resposta foi surpreendente. Lutero concluiu que a justiça de Deus, em Romanos 1.17. não se refere ao fato de que Deus castigue os pecadores, mas ao fato de que a justiça do justo não é obra sua, mas dom de Deus. Portanto, a justiça de Deus só tem quem vive pela fé: não porque seja em si mesmo justo ou porque Deus lhe dê esse dom, mas por causa da misericórdia de Deus que, gratuitamente, justifica o pecador desde que este creia.

A partir dessa descoberta, a justiça de Deus não passou mais a ser odiada; agora, ela tornou-se em uma frase doce para sua vida. Em conseqüência as Escrituras passaram a ter um novo sentido para ele. Inconformado com a Igreja Católica, Lutero compôs algumas teses, que deveriam servir como base para um debate acadêmico.

Naquele período, teve início, por ordem do papa Leão X, a venda de indulgências por Tetzel, através da qual o portador tinha a garantia de sua salvação. Não concordando com a exploração de seus compatriotas, Lutero fixou suas famosas 95 teses na porta da Igreja (local utilizado para colocar informações da universidade) do Castelo de Wittenberg.

As teses foram escritas acaloradamente com sentimento de indignação profunda, mas com todo o respaldo Bíblico. E além do mais. ao atacar a venda de indulgências, colocava em perigo os projetos dos exploradores, dentre eles, a ganância do papa Leão X em arrecadar dinheiro suficiente para terminar a construção da Basílica de São Pedro. Os impressos despertaram o povo e produziram um sentimento de patriotismo, o que facilitou a Reforma na Alemanha.

A importância de Lutero para o protestantismo moderno não deve ser esquecida. Foi ele quem teve mais sucesso na investida contra Roma. Foi ele o grande bandeirante da volta às Escrituras como regra de fé e prática. Foi um dos poucos homens que alterou profundamente a História do mundo. Através do seu exemplo, outras pessoas seguiram o caminho da Reforma em seus próprios países, e em poucos anos quase toda a Europa havia sido varrida pelos ventos reformadores.

Lutero foi responsável por três pontos básicos do protestantismo atual: a supremacia das Escrituras sobre a tradição; a supremacia da fé sobre as obras; e a supremacia do sacerdócio de cada cristão sobre o sacerdócio exclusivo de um líder. Humanamente falando, deve-se a Lutero um retomo à leitura da Bíblia.

A Contra-Reforma e os jesuítas

Lutero teve de enfrentar o tremendo poderio da Igreja Católica que, imediatamente organizou a Companhia de Jesus (jesuítas) para atacar a Reforma. Vide o juramento dos jesuítas (livro Congregacional de Relatórios, página 3.362) que em resumo, diz: "Prometo na presença de Deus e da Virgem Maria e de ti meu pai espiritual, superior da Ordem Geral dos Jesuítas... e pelas entranhas da Santíssima Virgem defender a doutrina contra os usurpadores protestantes, liberais e maçons sem hesitar. Prometo e declaro que farei e ensinarei a guerra lenta e secreta contra os hereges... tudo farei para extirpá-los da face da terra, não pouparei idade, nem sexo, nem cor... farei arruinar, extirpar, estrangular e queimar vivo esses hereges. Farei arrancar seus estômagos e o ventre de suas mulheres e esmagarei a cabeça de suas crianças contra a parede a fim de extirpar a raça.

Quando não puder fazer isso publicamente usarei o veneno, a corda de estrangular, o laço, o punhal e a bala e chumbo.

Com este punhal molhado no meu sangue farei minha rubrica como testemunho! Se eu for falso ou perjuro, podem meus irmãos, os Soldados do Papa cortar mãos e pés, e minha garganta; minha barriga seja aberta e queimada com enxofre e que minha alma seja torturada pelos demônios para sempre no inferno!"

Preocupada em conter o avanço dessas ideias, a igreja Romana iniciou através do Tribunal da Santa Inquisição a perseguição mais infame e sangrenta da história, onde, no caso da França, numa única noite, chamada de "Noite de São Bartolomeu", três mil protestantes foram assassinados e seus corpos jogados nas ruas francesas, com as bênçãos católicas. Muitos jesuítas, tais quais espiões, levaram os ditos "hereges" às mais variadas torturas, até a morte.