Os Nomes de DEUS.

 

Êxodo 20.7

 

Introdução: Devido ao mandamento da lei citado no texto, o povo de Israel tinha uma imensa reverência com o nome do Senhor. Tomavam todo o cuidado ao pronunciar o nome de Deus porque Seu nome é santo.

 

 
 
  O que é falar o nome de Deus em vão?

 

  Talvez seria dizer à toa, irrefletidamente (como: ai meu Deus!) ou em piadinhas.

 

  Em contrapartida a esse respeito todo com o nome de Deus, também achavam que um só nome não seria o suficiente para expressar a “multiforme graça de Deus”. Então de acordo com a situação que viviam expressavam um nome de Deus que declarava o poder de Deus para resolver seus problemas, juntamente com sua fé na capacidade Divina

 

  Em diversos momentos da história de Israel quando Deus os livrava eles associavam a sua necessidade ao nome Divino (EL ou JEOVÁ) expressando sua fé no Senhor.

 

       Os nomes de Deus nos mostram os atributos da personalidade Divina e nos levam a compreender melhor quem é o nosso Deus. Estudamos muito a palavra de Deus, a história do povo de Deus, Suas promessas e mandamentos e muitas vezes esquecemos que precisamos conhecer mais do próprio Deus.

 

OBSERVAÇÕES:
a) Como a língua hebraica é muito diferente da portuguesa e de difícil tradução para esta, você poderá encontrar grafias e pronúncias diferentes das que apresentaremos aqui. Por exemplo o nome Jeová no original se diz IERROVÁH ou IHAVEH, também de forma simplificada: Javé ou Jah. Comumente se encontra no lugar de V um W e um H depois da última vogal. O importante aqui é o significado!
b) Este estudo não apresenta novidades espirituais ou místicas como por exemplo uma fórmula de orações utilizando estes nomes (embora isso possa ser feito). O grande acréscimo deste estudo é o conhecimento de Deus, como se revelava ao seu povo e como este povo o invocava. Nossa prática cristã é neotestementária. A ‘receita’ ensinada por Jesus para a oração é orar ao Pai em nome do Filho e sob a intercessão do Espírito Santo (João 16.8-11; 23 e 24).
c) Não é necessário chamar a Deus por estes nomes como ensinam algumas seitas. Estes nomes estão muitos ligados à cultura judaica.

 

 

EL / ELOHIM: Soberano Criador

Gênesis 1:1 e 26,27.

  Este nome aparece mais de 2.500 vezes na Bíblia e ELOIM é o plural de EL, que tem o sentido de força (Deus), majestade e poder absoluto. ELOIM é a origem de tudo!

    ELOIM revela a grandeza de Deus como Soberano, poderoso e Criador de tudo, mas mostra também que não está só, é plural: Pai, filho e Espírito Santo, além de estar conosco (Gênesis 1:2,3 e 26,27 / Colossenses 1:16).

    Homens e mulheres como Adão, Eva, Enoque, Noé, Abraão e Sara conheceram a ELOIM, o Poderoso Criador como um Deus que se preocupa com sua criação e que cuida dela. Deus é infinito, mas ama e cuida de suas criaturas como a Filhos, por isso ELOIM fez a aliança com todos os seus servos, protegendo-os e abençoando-os.

 Você tem reconhecido a Deus como ELOIM, seu Criador e Soberano em sua vida?

 

JEOVÁ (YHAWEH): “EU SOU”

  Êxodo 3:14

   JEOVÁ  em nossas Bíblias vem traduzido como SENHOR (com todas as letras maiúsculas). É aquele que se revela ou existência eterna. Escreve-se YHWH e não tem pronúncia, por isso  e também por respeito ao nome de Deus (Êxodo 20.7), os judeus não liam esta palavra no texto, mas faziam uma pausa silenciosa ou diziam Adonai, que significa Senhor.

     O nome JEOVÁ ou JAVÉ significa literalmente “EU SOU”, aqui o Senhor está mostrando que ELOIM  é eterno, existe para sempre e também está se revelando, se apresentando ou se mostrando a nós quando diz: “EU SOU” (forma de iniciar uma apresentação: eu sou fulano...).

     Deus se revelou a Moisés, aparecendo-lhe em forma de fogo na sarça ardente, como nuvem e coluna de fogo. Moisés conheceu a Deus! Quando perguntou a Deus qual o Seu nome, o Senhor respondeu: “EU SOU”. Moisés esperava ouvir um nome comum, mas Deus o surpreendeu dizendo que Seu nome expressa o que Ele é, dizendo (em outras palavras): ‘Eu sou eterno, e sou tudo o que você precisa’. Agora ELOIM não era apenas o Poderoso Criador, mas alguém que o povo conhecia e que andava no meio deles.

    Deus se revelou plenamente à humanidade através de Jesus, que também se apresentava como ‘EU SOU’ (João 8:58), dizendo: EU SOU a Vida, a Verdade, o Caminho, a Porta, o Pastor, o Pão e a Água da vida, a Videira verdadeira...

      O povo orava a JEOVÁ afirmando que ‘ELE É’ a solução de todo problema, acrescentando à frente do nome o pedido que tinham. Vejam: ‘Eu sou a cura’ (Jeová-Rafá); ‘Eu sou a Paz’ (Jeová-Shalon).

Você tem reconhecido o Senhor como o “EU SOU”?

 

EL SHADAY: Deus Todo Poderoso, Onipotente

Gênesis 17:1

     EL SHADAY é o Deus onipotente, aquele que realiza o impossível, é quem nos satisfaz e  é suficiente para nós.

      O nome de EL SHADAY está ligado a EL (ELOIM) com relação ao poder, mas EL-SHADAY é mais abrangente no sentido de que Deus tem tudo o que precisamos e não há impossíveis para Ele.

      A palavra SHADAY se relaciona a ‘campo’ que fala de abundância e sustento, mas também pode ser traduzida por ‘seio’ expressando como a mãe cuida e protege o filho. A mão é tudo o que o filho tem e  precisa, quando está em seus braços. Assim é Deus para conosco.

     EL SHADAY mostra que quando estamos com Deus temos tudo e sem Deus não temos nada (Salmo 91.1). “Se você perder tudo e te restar somente a oração, então você ficou simplesmente com tudo” porque “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

 

     Jó experimentou isso, ele perdeu tudo e todos, mas permaneceu crendo em EL-SHADAY e Deus lhe deu tudo em dobro. O nome EL SHADAY aparece 48 vezes na Bíblia e destes 30 estão no livro de Jó, “Senhor bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”  (Jó 42.2).

    Jesus também se revela como EL SHADAY, fazendo o impossível, curando, expulsando demônios e dizendo: “todo poder me é dado no céu e na terra” (Mateus 28.18).

Você crê em EL SHADAY na hora do impossível?

Creia que Jesus tem todo o poder!

  

ADONAI: Senhor (dono)

Provérbios 9:10

   ADONAI significa Senhor com o sentido de dono, possuidor e também Senhor dos senhores. Este nome nos ensina a reconhecer que Deus é o nosso dono, o nosso proprietário e temer a Deus como Senhor.

   Gideão, numa época em que seu povo estava sofrendo ‘terrorismo’ e saques, orou a ADONAI e creu que EL-SHADAY podia ajudá-lo. Por isso o Senhor lhe deu a vitória sobre seus inimigos que eram muito maiores que Ele.

   Quando Jesus foi proclamado pelos anjos, foi chamado de ADONAI: “Eis que vos trago boa nova de grande alegria, é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo, o Senhor”  (Lucas 2:11).

Deus tem sido ADONAI em sua vida?

  

JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá

Gênesis 22.8-14

     O nome JEOVÁ JIRÉ nos fala do Deus que nos socorre e nos ajuda quando precisamos.

     JEOVÁ é o EU SOU que se revela a nós e JIRÉ significa provisão (ajuda, socorro) e também previsão porque Deus sabe tudo o que precisamos (Mateus 6.8). então JEOVÁ JIRÉ é aquele que se revela sendo nosso ajudador quando precisamos.

      Quando Abraão foi ao monte sacrificar seu filho, ele creu que Deus providenciaria uma solução e disse pela fé que Deus daria um cordeiro para o holocausto. O Senhor lhe providenciou o cordeiro.

     O povo de Deus no deserto também recebeu inúmeros livramentos da parte de Deus. Suas roupas e calçados não se gastaram, não adoeceram, recebiam o alimento (maná e codornizes) todo dia, água fluiu da rocha e Deus lhes defendeu das feras e inimigos.

       Jesus também se mostrou com JEOVÁ JIRÉ, quando transformou a água em vinho, na pesca maravilhosa, na multiplicação dos pães e peixes e nas curas que realizava além de ser Ele mesmo, a maior provisão (Cordeiro) para a salvação do mundo.

      Você já precisou de uma provisão do Senhor?

Quando precisar de ajuda creia que JEOVÁ JIRÉ  te socorre.

 

 JEOVÁ M’KADESH: o Deus que santifica

Isaías 6.3

   Este nome nos fala da personalidade de Deus, Ele é Santo e não apenas é Santo como também quer que sejamos como Ele é. JEOVÁ-M’KADESH se revela a nós para nos santificar.

  Isaías quando teve seu encontro com Deus, ouviu os anjos cantarem: “Santo, Santo, Santo (trindade) é o Senhor...” (Isaías 6.3). Os anjos declaravam que Deus é KADOSH = Santo e naquele momento JEOVÁ-M’KADESH santificou a vida do profeta.

  Josué quando conduziu o povo para conquistar Canaã, antes os advertiu: “Santificai-vos, pois amanhã o Senhor(JEOVÁ-M’KADESH) fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3.5).

   A santificação é a nossa opção em querer ser igual a Deus!

  O Espírito Santo é chamado de Santo porque Deus é Santo e o Seu Espírito santifica os homens.

Você tem permitido que JEOVÁ-M’KADESH santifique a sua vida?

Deixe o Espírito Santo santificar seu viver!

  

JEOVÁ NISSI: O Senhor é a nossa bandeira

Êxodo 17:15.

   O povo de Deus viveu em meio a muitas lutas e guerras, então nestes momentos é que clamavam a JEOVÁ-NISSI. Ao vencerem uma batalha, erguiam uma bandeira, um estandarte, um brasão ou bastão como símbolo de vitória, então quando chamavam o Senhor de bandeira (NISSI) queriam dizer que o Senhor é sempre vitorioso.

  Isso significa que Deus luta conosco, nos protege e nos dá a vitória certa. JEOVÁ-NISSI é a segurança de que a batalha não será perdida, pois com a força de Deus sempre vencemos.

  Jesus foi erguido na cruz e este é o nosso símbolo de vitória, que Jesus venceu a cruz. Por isso nós como soldados do exército de Deus (Efésios 6:10), somos mais que vitoriosos em Cristo Jesus (I Coríntios 15:57 e II Coríntios 2:14).

     Você tem colocado JEOVÁ-NISSI à sua frente nas suas batalhas?

         Com Jesus você pode vencer tudo!

 

 JEOVÁ RAFÁ: Eu sou o Deus que te sara

Êxodo 15:26.

   Durante a caminhada no deserto o povo de Israel experimentou muitos milagres, um deles é a saúde e a cura das enfermidades. O Senhor sarou as águas amargas de Mara e saciou o povo.

    JEOVÁ-RAFÁ está relacionado à força física, à saúde  e nos ensina que Deus é que nos dá a vida e força para viver. Não há bênção material maior que a saúde! O senhor cura todo tipo de enfermidades (Salmo 103.3; Isaías 61.1,2) Tanto física, mental ou espiritual (Mateus 11.28-30).

    Jesus ao trazer salvação integral aos homens curou toda sorte de doenças e enfermidades (Mateus 4.23), Ele é o nosso JEOVÁ-RAFÁ que levou todas as nossas feridas e dores (Isaías 53.3,4).

Você já experimentou a bênção de JEOVÁ-RAFÁ ?

Jesus Cristo pode curar sua vida!

  

JEOVÁ SHALOM: O Senhor é a nossa Paz

Juízes 6:23,24.

    A palavra SHALOM-PAZ tem o sentido de inteiro, completo, bom e satisfeito. O povo hebreu sempre enfrentou lutas e uma de suas maiores buscas até hoje a é paz.

   JEOVÁ-SHALOM  se manifestou a Gideão quando lhe deu vitória e paz em meio a tantos pecados do povo e inimigos que o cercavam. O povo estava sem paz porque estava sem Deus. Gideão buscou a Deus e teve paz.

   Jesus é Príncipe da Paz e disse: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27).

Onde você tem procurado paz?

A paz é uma bênção que só JEOVÁ-SHALOM pode dar!

  

JEOVÁ TSIDKENU: Senhor, Justiça nossa

Jeremias 23.5,6

   O termo ‘TSDEK’ significa ‘ser firme ou reto’ indicando a justiça e a perfeição de Deus. JEOVÁ TSIDKENU nos diz que Deus é Juiz e julga com justiça salvando os que são injustiçados e punindo os injustos com as conseqüências de suas injustiças.

  No período dos reis o povo judeu viveu em tempos de grande apostasia e idolatria. Quando o Senhor levantou o profeta Jeremias lhe revelou o nome JEOVÁ TSIDKENU, prometendo justificar o seu povo. Então no reinado do rei Josias (um servo de Deus que transformou aquela nação), Deus trouxe uma renovação espiritual para o povo e justiça para os pobres e oprimidos.

    TSIDKENU  nos lembra do perdão de Deus que transforma pecadores em justos porque Deus é justo e justificador.

   Em Jesus somos perdoados e recebemos justificação por intermédio de seu sangue (I João 1.9; II Coríntios 5.17,18 e 21).

      Você tem pedido perdão pelos seus pecados?

Permita que JEOVÁ-TSIDKENU justifique sua vida a cada dia!

 

EL ROHI: O Senhor é o meu Pastor

Salmo 23.1

   Como  o povo hebreu tinha muitas ovelhas e gado, havia muitos pastores entre eles, então comparavam o cuidado do Senhor para com eles com o cuidado que tinham com suas ovelhas. Por isso era comum, dizer: “O Senhor é o meu pastor” JEOVÁ ROHI ou EL ROÍ.

   JEOVÁ ROHI nos fala do Deus que cuida, protege e guia o seu povo. É o Senhor companheiro e amigo, bem próximo de nós, como um pastor carinhoso com suas ovelhas mas severo contra o mau.

   Davi era um bom pastor. Sabia cuidar bem das ovelhas do seu pai e Deus viu isso nele e o colocou como pastor de Seu povo. Contudo o rei-pastor reconhecia que Deus é o Seu pastor.

   Jesus disse que é o BOM PASTOR, Ele nos conhece e nós como suas ovelhas, o conhecemos e ouvimos as sua voz (João 10.14).

    Você já conhece Jesus como seu pastor e cuidador?

    Permita que JEOVÁ ROHI o Bom Pastor cuide de você!

 

JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está presente aqui

 

Isaías 63:9.

    Durante sua peregrinação pelo deserto o povo judeu teve sempre uma certeza: “O Senhor está conosco”. JEOVÁ SHAMMAH os guiava com Sua presença, de dia e de noite e nunca os deixou.

   O nome SAMÁ indica a presença Divina do Senhor Onipresente que tudo vê. Quando precisamos de alguém, quando estivermos sós, podemos chamar a JEOVÁ SHAMMAH para ser nosso Companheiro.

    João Wesley dizia: ‘O melhor de tudo é que Deus está conosco’.

   A presença do Senhor foi completa quando veio e viveu entre nós e Ele disse que estaria conosco “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

   Hoje o Espírito Santo de Deus está conosco e podemos ser templo do Senhor, membros do Corpo de Cristo.

você pensa que está sozinho?

Chame JEOVÁ SAMÁ para ser Seu Companheiro e quando estiver sozinho.

 

EL ELYON: O Deus Altíssimo

Daniel 4:2 e 5:18.

     EL ELYON é o Deus que é maior que tudo e está acima de tudo. É um conforto para nós saber que somos pequenos e que mesmo diante de grandes problemas temos um Deus muito maior.

   O profeta Daniel viveu no maior império que o mundo já conheceu, o Babilônico e o rei Nabucodonozor se achava omais glorioso rei, então construiu para adoração de sua pessoa o maior ídolo da história (30m X 3m). Ao se dirigir ao rei, Daniel falava de seu Deus e dizia: "Deus, o Altíssimo” ou “o Deus do céu”, diferenciando EL-ELIOM dos outros deuses e colocando-O acima dos ídolos.

   Jesus embora humilde e vivendo em forma de servo (Filipenses 2.8,9), subiu e se assentou nos lugares celestiais nas alturas (Efésios 1.20,23) e com Ele nós também estamos nos lugares celestiais pela fé (Efésios 2.6).

Deus está acima de tudo em sua vida? Tem sido o seu EL ELYON?

Receba Jesus como Senhor e maioral em sua vida!

  

JEOVÁ TSEBAÔ: O Senhor dos Exércitos

Salmo 46:7.

    JEOVÁ TSEBAÔ é o Deus dos Exércitos, que domina as hostes celestiais, Seu exército de anjos. Este nome nos ensina que embora haja muitas lutas e guerras o Senhor nosso Deus é o Senhor dos Exércitos e Ele nos defende.

    Certa vez Israel estava sitiada pela Assíria (que tinha um gigantesco exército), mas tudo o que o rei da Assíria falava a seus comandantes, Deus revelava ao profeta Eliseu, assim Israel escapava de todas as batalhas.  Quando o rei da Assíria descobriu que era Deus que revelava seus planos de guerra a Eliseu, resolveu matar o profeta (II Reis 6). Então sitiou a cidade  em que Eliseu morava e quando seu ajudante Geasi viu aquele exército, se apavorou e contou ao profeta. Este orou ao Senhor dos Exércitos que mostrasse a Geasi as hostes celestiais dizendo: “Não temas, porque os que estão conosco são mais do que os que estão com eles” (II Reis 6.16). E Deus livrou os Seus servos.

     Nós somos servos do Senhor e os anjos de Deus estão ao nosso redor (Salmo 34.7). Jesus recrutou um exército de discípulos (Mateus 28.18-20 e Atos 1.8) para testemunhar a Seu favor e lutarem contra o mau aqui na terra.

     Você tem colocado Deus à frende de suas lutas?

JEOVÁ-TSEBAÔ vai à frente de suas batalhas!

  

JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige

Ezequiel 7:9.

    JEOVÁ MAKKE tem o sentido de correção ou disciplina. O significado literal da palavra MAKKE é ferir ou moldar. Isso nos faz entender que Deus nos corrige e nos molda até mesmo através de problemas e feridas.

    O Senhor se revelou como JEOVÁ MAKKE através do profeta Ezequiel. O povo de sua época estava entregue à idolatria e o Senhor permitiu recair sobre eles as conseqüências de suas obras com o objetivo de corrigi-los.

   Davi também teve essa experiência, foi disciplinado por Deus e se arrependeu dizendo: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado e o coração compungido” (Salmo 51.17). O objetivo de JEOVÁ MAKKE para nós é o arrependimento dos pecados.

   JEOVÁ MAKKE nos ensina que Jesus foi ferido por causa das nossas transgressões (Isaías 53.4) e que o Senhor disciplina a quem ama (Hebreus 12.6).  Por isso Jesus ao curar alguém, sempre dizia que "estão perdoados os teus pecados" (Marcos 2.5)

Será que estamos precisando de uma correção do Senhor?

Jesus te perdoa de todos os seus pecados!

 

JEOVÁ GMOLÁ: O Senhor das recompensas

Rute  2:12.

    Este nome era muito usado semelhantemente ao ‘Deus te abençoe’ que tanto usamos hoje, ou ‘o Senhor te recompense’ e ‘Deus tem pague’.

     GMOLÁ significa recompensa, retribuição e herança, mostrando que o nosso Deus nos abençoa quando somos fiéis a Ele. Mas também tem o sentido de castigo e vingança com relação ao pecado e à maldade (Deuteronômio 32.35,41,43 e Romanos 12.17-19), nos ensinando que não devemos nos vingar dos outros, mas deixar que Deus faça justiça, retribuindo segundo a sua vontade.

Rute foi abençoada por JEOVÁ-GMOLÁ pela ajuda e companheirismo que teve com sua sogra, não a abandonando. E de fato Rute foi recompensada, casou-se com um dos homens mais ricos de Belém, teve abundância para ela e sua sogra, além da honra de fazer parte da linhagem de Davi e JESUS.

Precisamos seguir o exemplo de Cristo que foi fiel até ano sofrimento e teve como recompensa a glória que lhe era devida.

Você está precisando de reconhecimento?

     Persevere na oração e aguarde a recompensa de JEOVÁ GMOLÁ!

  

JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus

Salmos 16.2

JEOVÁ ELOAI ou ELOÍ é uma expressão semelhante a quando dizemos: ‘Meu Deus!’, também como uma expressão segura de fé dizendo que o Senhor é o meu Deus. Sempre que passamos por aflições clamamos: ‘Meu Deus’ chamando por ajuda Divina.

Momentos em que chamamos a JEOVÁ ELOAI:

-Susto: ‘Meu Deus!’

-Expressão de fé: ‘Meu Deus.’

-Um chamado à ajuda divina: ‘Meu Deus’.

Quando Daniel foi lança  do na cova dos leões, pela manhã o rei Dario foi à cova e chamou Daniel  que respondeu: “O meu Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca dos leões” (Daniel 6.22). Cada povo e cada pessoa tinha o seu ídolo, por isso Daniel e outros judeus diziam JEOVÁ ELOAI  para diferenciar o Senhor dos outros deuses.

Davi também chamou a Deus de JEOVÁ ELOAI  porque conhecia pessoalmente. Nós também, quando dizemos ‘Senhor meu Deus’ estamos afirmando que temos uma experiência de vida com Ele.

            Na cruz Jesus clamou: “Eloí, Eloí, lamá, sabactani? Que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15.34).

           Você conhece a Deus pessoalmente?

     Quando precisar de ajuda, chame ao Senhor!

  

EL ELOAH: O Deus pessoal


Gênesis 33.20

 O termo derivado de ELOHIM, semelhante ao JEOVÁ ELOAI, EL ELOÉ fala de um Deus pessoal, um Deus próximo

   Jacó disse que o Senhor era seu Deus, era o Deus de Israel, associando o seu nome ao nome de Deus. Quando ouvimos dizer: “O Deus de Abraão, Isaque e Jacó” este é ELOAH, o Deus que nos conhece pelo nome (Isaías 43.1).

 

Ao intercedermos por um irmão em Cristo  podemos chamar o Senhor de ELOAH, dizendo que o Senhor é o Deus pessoal daquela pessoa. Seria como se eu dissesse: ‘O Deus da minha vida’ ou ‘O Deus de ________’ (seu nome). Associando o próprio nome ao nome Divino.

Quando o rei Dario foi à cova dos leões chamar Daniel ele disse: “Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso de que o teu Deus (ELOAH) a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te?” (Daniel 6.20). Daniel conhecia ao Senhor pessoalmente.

Você já recebeu a Jesus como seu Salvador pessoal?

      Diga ao Senhor que Ele é o seu Deus pessoal!

  

JEOVÁ ELOENU: O Senhor nosso Deus

Deuteronômio 6.4

JEOVÁ ELOENU, além de ser um Deus pessoal (ELOAH), é Deus de um povo, por isso significa ‘O Senhor nosso Deus’.

Esse nome nos lembra que somos parte de um povo, do corpo  de Cristo e somos membros uns dos outros. Não estamos sozinhos, somos Igreja. Todos juntos devemos ter o mesmo compromisso com Deus.

JEOVÁ ELOENU também nos exorta a servir a um só Senhor, um só Deus. ele é único, não há outro senhor ou senhora.

Quando Misael, Hananias e Azarias foram ameaçados de ser lançados na fornalha de fogo eles disseram: “Se o Senhor nosso Deus (JEOVÁ ELOENU) quiser livrar-nos Ele nos livrará...”  (Daniel 3.16). Aqueles jovens serviam a Deus juntos e Deus os abençoou.

JEOVÁ ELOENU é o Deus da nossa Igreja! Ele nos dá comunhão uns com os outros.

   

EMANUEL: Deus conosco

Isaías 7.14

Depois de crer em Deus de tantas maneiras, esperavam a maior manifestação do Senhor na promessa de Deus estaria com eles em carne um dia através da pessoa do Messias.

Em Mateus 1.23  lemos o cumprimento desta profecia, depois que Deus se revelou de tantas maneiras Ele quis consumar a sua obra se manifestando plenamente através de Jesus Cristo.

EMANUEL é Jesus Cristo, o Messias (Yeshuaramashia) -nome grego-  que reuniu todas as qualidades  de Deus em uma só pessoa e em um só nome: 

 

JESUS!

 

     Você conhece a Jesus como deus presente em sua vioda?

     Jesus é o Deus presente em sua vida!

 

 Em Jesus encontramos tudo o que foi falado e recebemos todas as bênçãos citadas. Através de Cristo temos o acesso direto a Deus (ler todos os nomes no quadro).

 

            O nome de Jesus é o nome supremo sobre tudo, através dEle a obra  é completa em nossa vida!


Esboço do Estudo:

NOME
SIGNIFICADO
TEXTO
Soberano Criador
Gênesis 1.1;26,27
EU SOU” Aquele que se revela
Êxodo 3.14
Deus Todo-Poderoso
Gênesis 17.1
Senhor (dono)
Provérbios 9.10
Deus proverá, Provedor
Gênesis 22.8 e 14
Senhor Santo, Santificador
Levítico 20.7 e 8
Senhor nossa bandeira
Êxodo 17.15
EU SOU o Deus que te sara
Êxodo 15.26
O senhor é a nossa paz
Juízes 6.23 e 24
Senhor Justiça nossa
Jeremias 23.5,6
O senhor é o meu pastor
Salmo 23.1
O Senhor está presente aqui
Isaías 63.9
Deus Altíssimo
Daniel 4.2 e 5.18
Senhor dos Exércitos
Salmos 46.7
O Senhor nos corrige
Ezequiel 7.9
Senhor das recompensas
Rute 2.12
Senhor meu Deus
Salmos 16.2
Deus pessoal
Gênesis 33.20
Senhor nosso Deus
Deuteronômio 6.4
Deus conosco
Isaías 7.14
CONCLUSÃO:  JESUS, o nome dos nomes  Atos 4.12