MENSAGEM PREGADA PELO PR.DONIZETE PARISE NA REUNIÃO DE OBREIROS DA IEPJR DIA 16/08/20011
TEMA: COMPROMISSO COM A VERDADE.
JEREMIAS.48.10
A cada dia mais observamos a proliferação de tantas vãs filosofias e falsas doutrinas, as quais servem somente para confundir e enganar aos que desconhecem a palavra de Deus.
Porem no Evangelho de Mateus 15.8 e 9, Jesus já censurava os hipócritas dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Homens dissolutos querendo ampliar, deixar espaçosa a porta que o Senhor Jesus Cristo declarou que é estreita e poucos são os que passarão por ela (Mateus 7.13). Oferecem um evangelho fácil, sem compromisso com o Senhor, e sem participação das aflições de Cristo.
Conseqüentemente, esse evangelho paralelo, simplificado, encontra pessoas querendo ser cristã, mas procurando apenas status, destaque social, poder, alegria momentânea, só querem receber bênçãos e prosperidade material, sem nenhum compromisso com o Evangelho de Cristo e sua igreja, querem ser crentes mas não querem manter nenhum compromisso com o ministério a igreja onde congrega. .
Na segunda carta de Paulo a Timóteo 4.3 a 5 está escrito: Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
Como a palavra predisse, exatamente assim está ocorrendo, muitos tem sido enganados, pois querem apenas uma vida física e material, sem se preocupar com a vida espiritual e principalmente a vida eterna. Vão às igrejas quando bem querem, muitos dizem não precisamos ir a igreja todos os dias, ou em todos os cutos. Não há apreço pelo derramamento do sangue de Cristo na cruz, por amor a humanidade, para remissão dos nossos pecados, e oferta da vida eterna.
Mas essas coisas são o cumprimento da palavra, porque no livro de Mateus 7.21, Jesus já advertia dizendo: Nem todo o que diz Senhor, Senhor herdará o reino dos céus, mas aquele que fizer a vontade do Pai que está no céu.
Devemos sempre examinar as escrituras, e verificar se o que estamos vendo, ouvindo e principalmente o que estamos praticando, concorda com a Palavra de Deus. Necessitamos pedir sabedoria e discernimento do Espírito Santo do Senhor para viver de maneira digna diante dos olhos de Deus. O mundo precisa ver a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve.
Por isso, disse Jesus: Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. E porque me chamas Senhor, Senhor, e não fazes o que eu mando?
No livro do Apóstolo João, o Senhor Jesus nos revela o seu relacionamento com o seu povo, “Ele” disse: Eu sou o Bom Pastor e conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido (João 10.14).
E você, como conhece a Jesus? Já teve uma experiência com o Espírito Santo do Senhor? Ou conhece a Jesus só na teoria ou por ouvir falar?
E como Jesus te conhece? Será que o seu nome consta no rol dos escolhidos do Senhor? Faça uma reflexão e questione a você mesmo, se de realmente, está fazendo a vontade do Pai, para que a sua fé não seja vã, mas seja para salvação da sua alma.
COMO DEVEMOS SEGUIR A JESUS – No Evangelho de Lucas 9.57 a 62, a palavra do Senhor relata: E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor seguir-te-ei para onde quer que vá. Disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o Reino de Deus.
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
O Senhor Jesus, deu-nos o exemplo em sua infinita humildade, a começar pelo seu nascimento, sem nenhum recurso, sem nenhum conforto material, nascendo em uma estrebaria, sendo enrolado em panos foi colocado em uma c disse aquele homem que não tinha lugar para reclinar sua cabeça, porque o seu reino não é deste mundo.
Disse a outro discípulo para deixar os mortos sepultarem os seus mortos, porque o homem de Deus deve conhecer e praticar a vontade do seu Senhor. Jesus disse: Quem não renunciar tudo o que tem e não vier após mim, não é digno de mim, e qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
Exortou a outro dizendo que quem lança mão do arado não pode olhar pra trás, porque o escolhido de Deus, primeiramente deve fazer a sua vontade, porque a sua seara é grande e pouco são os ceifeiros.
O Senhor ainda exorta a sua igreja dizendo: Porque és morno, e não és frio e nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Porque o Senhor não reservou um lugarzinho para os mais ou menos obedientes. A palavra do Senhor é radical e invariável, aquele que não nascer de novo não herdará o reino do céu. Jesus ainda disse: É impossível servir a dois senhores; e Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha (Mateus 12.30).
O Senhor faz uma séria advertência dizendo: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos e o Senhor te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábio.
É hora de meditarmos profundamente, refletirmos e avaliar se estamos dando sustento à obra de Deus, ou se estamos dormindo entre os mortos, se estamos andando como néscio ou sábio, e, principalmente, de que lado e com quem estamos. O Senhor afirma que muitos serão chamados, mas poucos serão os escolhidos.
O grande passo para herdar a vida eterna você já deu, quando foste chamado, porem, para ser um escolhido de Deus é necessário muito mais. É imprescindível, o arrependimento, a conversão, a renúncia do prazer da carne, buscar fazer a vontade do seu Senhor e permanecer na obediência da palavra até o fim. Amar Deus acima de todas as coisas, e ao seu próximo como a si mesmo, assim como também Jesus nos amou.
O Senhor Jesus nos ensina o caminho para a salvação, no seu Evangelho declarou: Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto o vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas, mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras.