Do Arrebatamento ao Grande Trono Branco
(1TS.4.16,17) “ Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido,e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois nós, que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o SENHOR nos ares, e assim estaremos sempre com o SENHOR.” Para este evento iminente os crentes devem encontrar-se irrepreensíveis em santidade na vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO.(1TS.3.13) Paulo freqüentemente orava pensando na volta de CRISTO (FP.1.10). “Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até o dia de CRISTO”.
Considerava que seria uma tragédia se, na volta do SENHOR , alguns da igreja fossem surpreendidos vivendo em pecado ou indiferentes. JESUS salientou esse mesmo interesse (MT.24.42-51; MT.25.1-13). À luz da volta de CRISTO, O padrão bíblico é estarmos “ irrepreensíveis em santidade.” Devemos ser sincera e totalmente
dedicados ao SENHOR e separados de tudo quanto ofende a DEUS. O termo “com todos os seus SANTOS” se refere aos crentes fiéis que já morreram, e agora estão com o SENHOR no céu. Mas nos é revelado que aqueles que rejeitam a instrução do Apóstolo sobre santificação e pureza estão rejeitando a DEUS.
1-Desconsiderar a admoestação de Paulo é resistir deliberadamente ao ESPÍRITO SANTO e a pureza que Ele deseja. DEUS julgará e castigará membros da igreja que se dão ao relaxamento moral para satisfação de sua própria lascívia (HB.13.4). Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porem aos que se dão à prostituição e aos adultérios DEUS os julgará.
(2) Todos os que, no mundo ou dentro da igreja, rejeitam a verdade e tem “prazer na iniqüidade”serão abandonados por CRISTO quando os crentes fiéis forem arrebatados para “encontrar o SENHOR nos ares” (2TS.2.12), para que sejam julgados todos os que não creram na verdade; antes tiveram prazer na iniqüidade, sofrerão destruição (1TS.5.3), castigo (2TS.1.8), ira (1TS.5.9) e condenação (2TS.1.9 ; 2.12), quando do céu se manifestar o SENHOR JESUS com os anjos do seu poder, em chama de fogo, para julgar todos os que “ não obedecem ao evangelho”(2TS.1.7,8). O termo “ARREBATAMENTO” deriva da palavra RAPTUS em LATIM, que significa “ ARREBATADO RAPIDAMENTE E COM FORÇA.” O termo LATINO RAPTUS equivale a HARPAZO em GREGO, traduzido por “ARREBATADO” em (1TS.4.17). Esse evento, descrito aqui em (1CO.15) refere-se à ocasião em que a igreja do SENHOR será ARREBATADA da terra para encontrar-se com Ele nos ares. Obs.: O ARREBATAMENTO abrange somente os salvos em CRISTO. Instantes antes do arrebatamento, ao descer CRISTO do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos “que morreram em CRISTO” (1.TS.4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em (AP.20.4), a qual somente ocorrerá depois de CRISTO voltar a terra, julgar os ímpios e prender satanás (AP.19.11 ; 20.3).A ressurreição de (AP.20.4) tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do antigo testamento (AP.20.6). Ao mesmo tempo que ocorrer a ressurreição dos mortos em CRISTO, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (CO.15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1CO.15.52) tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “ARREBATADOS JUNTAMENTE” (1TS.4.17) para encontrar-se com CRISTO nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu. Estarão literalmente unidos com CRISTO (1TS.4.16,17), levados à casa do PAI, no céu.
Na casa de meu PAI há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo
teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e voz levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais voz também (JO.14.2,3). Estarão reunidos aos queridos que tinham morrido.
Estarão livres de todas as aflições (2CO.5.2,4) ;(FP.3.21), de toda opressão e de toda perseguição, (AP.3.10) de todo domínio do pecado e da morte (1CO.15.51-56). O ARREBATAMENTO os livra “da ira futura” (1TS.1.10 ;5.9), ou seja: da GRANDE TRIBULAÇÃO. A esperança de que nosso salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “ sempre com o SENHOR”(1TS.4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os remidos (Tt.2.13). É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem (1TS.4.17,18) ;(1TS.5.10). Paulo emprega o pronome “NÓS” em (1TS.4.17) por saber que a volta do SENHOR poderia acontecer naquele período, e comunica aos TESSALONICENSES essa mesma esperança. A bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do SENHOR JESUS CRISTO (RM.13.11) ;(1CO.15.51,52) ;(AP.22.12,20). Quem está na igreja mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a CRISTO, será deixado aqui, no ARREBATAMENTO (MT.25.1) nota (LC.12.45). Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (AP.17.1), sujeitos à ira de DEUS.Depois do 0ARREBATAMENTO, virá o dia do SENHOR , um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (1TS.5.2-10). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de CRISTO, quando então Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra (MT.24.42,44). O Milênio é o período de (1000) mil anos em que CRISTO reinará sobre a terra, dando cumprimento as alianças Abraâmicas e Davídicas, bem como a nova aliança. O Milênio é chamado de “REINO DOS CÉUS”(MT.6.10), “ REINO DE DEUS” (LC.19.28), “REINO DE CRISTO” (AP.11.15) a “REGENERAÇÃO” (MT.19.28), “ TEMPOS DE REFRIGÉRIO” (AT.3.19) e “OMUNDO PORVIR”(HB.2.5).
Seu cabeça será CRISTO (AP.19.16). Seu caráter um reino espiritual que produzirá paz, equidade, justiça, prosperidade e glória (IS.11.2-5). Sua capital será Jerusalém . Durante este período Satanás estará acorrentado, sendo liberto ao seu final, para liderar uma revolta final contra CRISTO (AP.20).
Satanás será derrotado e lançado definitivamente no lago de fogo.
O julgamento das obras dos crentes.
1°) Tempo:depois do arrebatamento da igreja.
2º) Lugar: no céu.
3º) Juiz: CRISTO.
4º) Participantes: Todos os membros do corpo de CRISTO.
5º) Base: Tratamento dos “irmãos” de CRISTO, isto é, Israel .
6º) Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados
no lago de fogo.
7º) Texto: (MT.25.31-46) ; (JL.3.2)
Julgamento de Israel.
1°) Tempo: Na segunda vinda de CRISTO.
2º) Lugar: Na terra, no “deserto dos povos”(EZ.20.35)
3º) Juiz: CRISTO.
4º) Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de CRISTO.
5º)Base: Aceitação do Messias.
6º) Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo.
7º) Texto: (EZ.20.33-38).
Julgamento dos anjos caídos.
1º) Tempo: Provavelmente depois do milênio.
2º) Lugar: Não especificado.
3º)Juiz: CRISTO e os Crentes.
4º) Participantes: Anjos caídos.
5º)Base: Desobediência a DEUS ao seguirem satanás em sua revolta.
6º) Resultado: Lançados no lago de fogo.
7º) Texto: ( JD.6 ; 1CO.6.3).
Julgamento dos mortos não-redimidos.
1º) Tempo: Depois do Milênio.
2º) Lugar: Perante o Grande Trono Branco.
3º) Juiz: CRISTO.
4º) Participantes: Todos os não-salvos desde o princípio da humanidade.
5º) Base: O que os faz serem julgados é a rejeição da salvação em CRISTO, mas o fogo do juízo é a demonstração de que pelas próprias más obras merecem a punição eterna.
6º) Resultado: O Lago de Fogo.
7º) Texto: (AP.20.11-15).
A ressurreição dos justos (LC.14.14) ; (JO.5.28,29).
1º) Inclui os mortos em CRISTO, que são ressuscitados no arrebatamento da igreja (1TS.4.16 ).
2º) Inclui os salvos durante o período da tribulação (AP.20.4).
3º) Inclui os santos do antigo testamento (DN.12.2). Alguns crêem que serão ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dará na segunda vinda. Todos estes são incluídos na primeira ressurreição.
A ressurreição dos ímpios .
Todos os não-salvos serão ressuscitados depois do Milênio para comparecerem Perante o Grande Trono Branco e serem julgado (AP.20.11-15). Esta segunda Ressurreição resulta na segunda morte para todos os envolvidos.